02

AGUAS

AVENTURA

Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal é uma região peculiar não só pelas suas belezas naturais como também pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade.
Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo.

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta. Ele ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai.

A região concentra uma rica biodiversidade. Já  foram registradas no Pantanal  pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total,  entre as quais estão 3.500 espécies de  plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325  peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves  e 159 mamíferos.

Devido a sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.
O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai,
Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.
Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense localizado na divisa dos estados MS e MT.A onça pintada do Pantanal, ameaçada de extinção (panthera onça). O maior felino das Américas é um animal de hábitos noturnos, caçando capivaras, veados, peixes e aves. A onça adulta pode chegar a dois metros de comprimento e pesar 160 kg. É encontrada também em regiões de mata atlântica e Amazônia.Ariranha, uma espécie de lontra, muito encontrada no Pantanal. (pteronura brasiliensis). É um mamífero carnívoro e semi-aquático sul-americano. Vive em grupos nas margens dos rios alimentando-se principalmente de peixes (foto Embratur). Mais fotos do Pantanal►Tuiuiús no Pantanal. O tuiuiú ou jaburu é uma ave migratória que habita a América do Sul e Central, muito encontrada no Pantanal. Chega a atingir mais de um metro de altura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diversao

  Cancún . Não foi nada difícil para Cancún ganhar os holofotes e se tornar,  nas duas últimas décadas, o principal destino turístico ...